Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica, faleceu nesta segunda-feira (21/04), aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, que anunciou a morte do líder religioso em comunicado oficial.

Francisco morreu em sua residência, a Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 (horário local; 2h35 em Brasília). Em sua mensagem, o cardeal Farrell destacou a dedicação do pontífice à Igreja e aos mais necessitados:

“Às 7:35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda sua vida foi dedicada a servir ao Pai e Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores das Escrituras com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”

Eleito em 2013, após a renúncia de Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio tornou-se um dos papas mais influentes e populares dos últimos tempos, conhecido por sua postura humilde, defesa dos pobres e abordagem pastoral inclusiva. Durante seus 12 anos de pontificado, Francisco promoveu reformas na Cúria Romana, enfatizou a misericórdia divina e abordou temas como mudanças climáticas, justiça social e diálogo inter-religioso.

O Vaticano deve divulgar nos próximos dias os detalhes sobre os ritos fúnebres e o processo de sucessão. O corpo do papa será velado na Basílica de São Pedro, onde fiéis de todo o mundo são esperados para prestar suas últimas homenagens.

Related posts

Leave a Comment